top of page

CASA ARUJÁ 1

INÍCIO DO PROJETO

2003

2005

CONCLUSÃO DA OBRA

558

M² CONSTRUÍDOS

Local: Arujá - SP
Data de inicio do projeto: 2003
Data de conclusão da obra: 2005
Área total do terreno: 1.500 m²
Área total construída: 558,46 m²
Projetado por: Drucker Arquitetura
Projeto de Interiores: Arquiteta Mônica Drucker
Engenharia : eng. Gilberto D. Camillo
Paisagismo: Laerte Biagioli
Fotografias: João Ribeiro

O projeto tem como partido arquitetônico uma casa térrea que aproveitasse a vista para o amplo jardim nos fundos do terreno e que fosse banhada por muita luz natural. Essas eram as premissas básicas dos proprietários, um casal de empresários com duas filhas adolescentes.


A resposta a esses anseios veio sob a forma de um projeto contemporâneo, estruturado em pilares de concreto com fechamentos em vidro, que ganhou destaque na busca pela amplitude, pela integração de ambientes e pelo uso da cor branca nas alvenarias.


Embora transparente a moradia não tira a privacidade dos proprietários, uma vez que os ambientes envidraçados se voltam para dentro do lote e para o amplo jardim nos fundos do terreno.

O arquiteto Eduardo de Almeida afirma com muita propriedade que “Em arquitetura a transparência significa diluir os limites entre o interior e o exterior. O vidro se aplica quando estamos em busca de iluminação e integração de espaços”.


Optamos por uma planta em forma de “L”, com uma grande sala em um dos lados, articulando o projeto em volta do jardim e evitando corredores.


A área social ganhou transparência com panos de vidros em fartos caixilhos de alumínio. Conjugada à sala (nos fundos) há uma varanda com churrasqueira e uma piscina coberta (cobertura com estrutura de alumínio e vidro), com função de lazer, reunião e contemplação. A implantação é a peça chave no conforto térmico, onde todos as suítes e salas estão voltadas para a face norte, bastante ensolarada, com varandas para moderar o calor. Cobertura de Vidro da Piscina: este ambiente tem dimensões de 17m(comprimento) x 4m(largura), com portas de correr em três lados desse retângulo e todo coberto em vidro laminado.Por ser uma estrutura relativamente grande optamos por estruturá-la com perfis de aço nas vigas e pilares e completar as vedações com grandes portas de alumínio e vidros laminados (h=2,50m x l=2,30), tendo uma cobertura também em perfis de alumínio + vidros laminados, sendo toda a parte metálica revestida com pintura eletrostática branca. As portas que estão em toda a volta do ambiente servem para conferir bastante troca de ar evitando-se assim a demasiada condensação de vapor d’água, uma vez que a piscina é aquecida.

 

Iluminação: Como se trata de um local de descanso familiar, a forma como se aplica a luz é específica.Para este tipo de residência é essencial simplificar a manutenção e tornar o ambiente confortável. Outra característica deste tipo de casa é a sua referência no local: diferente da cidade, na casa de campo o céu é praticamente negro. Não temos muitas interferências de luzes vizinhas.

 

A luz interna da casa é quente e amarelada, proveniente de lâmpadas incandescentes halógenas em spots embutidos no forro com sistema antiofuscante (Reka). A casa ainda possui pontos com abajures, pendentes e luminárias de pé, nas salas de estar e TV e nos quartos, e arandelas na escada e varanda (Reka).

A iluminação externa buscou destacar o desenho da casa por meio de suas portas e iluminar o jardim e as palmeiras de forma discreta e expondo sua profundidade, por meio de spots e balizadores com lâmpadas par 20 e 30 (Reka).



bottom of page