CONDOMÍNIO VILA ODARA
INÍCIO DO PROJETO
2023
2025
CONCLUSÃO DA OBRA
3692
M² CONSTRUÍDOS
Local: Jardim Morumbi, São Paulo - SP
Ano de inicio do projeto: 2023
Ano de conclusão da obra: previsto para 2025
Área de Terreno: 3.014,60m²
Área de Construção: 3.692,63m²
Quantidade de Unidades: 7 casas
Área de Construção privativa por unidade: 647m²
Projetado por: Monica Drucker e Marise Jacobsen
Arquiteta responsável: Monica Drucker
Parceiros: Construtora Gamboa e Incorporadora Cedro Rosa (Grupo Cedro Rosa)
Projeto de Paisagismo: Gil Fialho
Perspectivas: Matheus Pardal
O Condomínio Vila Odara está situado em um dos bairros mais prestigiados de São Paulo, o Jardim Morumbi. O bairro, conhecido por sua tranquilidade e segurança, oferece aos moradores uma combinação perfeita entre a vida urbana e a proximidades com a natureza, características do entorno que serviram de partido arquitetônico na concepção do projeto.
O Condominio Vila Odara é um condomínio residencial horizontal constituído por 7 casas assobradadas de 3 andares: subsolo, térreo e pavimento superior. Cada unidade apresenta uma área privativa que varia de 550 a 650 m². Todas as casas possuem, no pavimento térreo, entrada social, lavabo, cozinha com ilha, espaço gourmet, sala de estar, sala de TV e amplo jardim com piscina e deck, todos ambientes integrados entre sim e com a área externa através de amplas portas de vidro de correr com abertura quase total. No pavimento superior estão dispostas 4 suítes, sendo uma das suítes a suíte master com closet privativo e terraço com SPA. No pavimento subsolo está a garagem com vagas para quatro carros, entrada de serviço, lavanderia com área externa descoberta, depósito e um cômodo com banheiro que pode servir de escritório ou uma pequena academia.
A implantação das casas foi pensada de modo a valorizar e dar destaque a um grande volume de área verde no pátio central do condomínio que não só enriquece as áreas de convívio comum, mas também contribui para maior privacidade dos moradores, uma vez que a vegetação no miolo do lote associada ao modo como fachadas e casas estão dispostas, garantem que nenhuma janela tenha vista para o cômodo de outra casa. Todas a vistas estão voltadas para os jardins, privados ou comuns. Desse modo criou-se um interior de condomínio intimista, silencioso, bem ventilado, bem iluminado e preenchido principalmente pelos sons da natureza.
A valorização da vegetação existente e do projeto de paisagismo também ganha ênfase no projeto, característica recorrente nos projetos do escritório. Todos os detalhes da arquitetura do condomínio foram pensados para aproveitar da melhor forma possível luz e ventilação natural, maior integração entre ambientes internos e externos e maior contato possível com a natureza.
Além disso foram adotadas soluções sustentáveis e de otimização de eficiência energética compatíveis com as demandas atuais de preservação, cuidado com o meio ambiente e economia de recursos. Foram instaladas em cada casa placas solares, células foto voltaicas, caixas com filtro para reuso de águas pluviais, uso de luz solar para alimentar bombas e sistema de aquecimento das piscinas, mantas térmicas para isolamento térmico, abertura de claraboias nos banheiros e circulação do andar superior, luminárias LED e boilers para aquecimento de água.