CONJUNTO HABITACIONAL VILA NORDESTINA
INÍCIO DO PROJETO
2021
2025
CONCLUSÃO DA OBRA
9922
M² CONSTRUÍDOS
Local: Maria de Barros Teixeira, São Paulo - SP
Data de início do projeto: 2021
Área do terreno: 19845,62 m²
Área máxima ocupada: 9922,81 m²
Área da unidade privativa: 24 m² e 70 m²
Projetado por: Drucker Arquitetura
Arquitetos coordenadores: Monica Drucker e Ruben Otero
Colaboradores arquitetura: Juliana Pedroso, Nina Akl, Matheus Alves Rocha, Nicole Milko, Rodrigo Camara, Bruna Bonfim, Pedro Flosi Trama e Marise Jacobsen.
Equipe Programa Mananciais/SEHAB: Elisabete França, Maria Teresa Fedeli e Mariana Guimarães
O Conjunto Habitacional Vila Nordestina é uma significativa iniciativa da Secretaria Executiva do Programa Mananciais de São Paulo. Destinado a acolher 396 famílias, o Conjunto Habitacional surge da necessidade do realocar famílias vulneráveis que viviam em áreas de risco de enchente e escorregamento, e que removidas em virtude da implementação de obras de saneamento na sub-bacia do córrego Guavirutuba, um dos mais poluentes da Bacia do Guarapiranga, lançando mais de 45 kg de fósforo diariamente na represa.
Intervenções de saneamento básico ao longo da sub-bacia já ampararam mais de 1.300 famílias. Tendo em vista que o esgoto era lançado a céu aberto, as obras de urbanização, saneamento e provisão habitacional são também medidas de saúde públicas e qualidade de vida proporcionando moradias dignas. Ações como estas estão também alinhadas com dois dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) presentes na agenda da ONU: a Erradicação da Pobreza, ao reduzir a vulnerabilidade e garantir acesso à habitação adequada;
O conjunto Vila Nordestina volta-se ao atendimento de famílias oriundas de áreas sem infraestrutura de saneamento, afim de despoluir as margens dos rios e gerar unidades habitacionais com as devidas instalações.
Indicando que a arquitetura não corresponde apenas a uma solução habitacional para suprir somente a necessidade de moradia. O Conjunto Habitacional vila Nordestina, firma um passo crucial em direção a melhoria nas condições de vida e a promoção da sustentabilidade urbana à nível de diversas escalas.