CENTRO CULTURAL MEC - MONTEVIDEO
INÍCIO DO PROJETO
1996
1997
CONCLUSÃO DA OBRA
1317
M² CONSTRUÍDOS
Arquitetos responsáveis: Ruben Otero, Martha Kohen e Mario Mañana
Equipe: Pablo Frontini, Diego López de Haro, Rosana Nathan
Área: 1317 m²
O projeto original, realizado na década de 50 pelo arquiteto García Pardo, foi construído para abrigar as instalações de um periódico. Dentro do edifício, o painel rotativo ocupa o espaço único do piso térreo - posteriormente alterado - e o setor administrativo o andar superior, cujo acesso era feito através de uma escada que parte do acesso principal.
Esta intervenção - produto de um concurso convocado pelo Ministro de Cultura - responde às novas exigências programáticas: um auditório, duas salas de exposição, dois espaços de uso múltiplo, apelando a critérios de flexibilidade espacial e liberdade programática.
A proposta se fundamenta no respeito pelas características do espaço preexistente e na necessidade de criar uma estrutura espacial que admita o enriquecimento dos conteúdos funcionais previstos.
Assim, o piso térreo é concebido como um espaço unitário que pode ser organizado de diversos modos em função de operações simples com equipamentos fixos, enquanto o piso superior alberga os escritórios administrativos.
A fachada resolve-se mediante a incorporação de um grande plano de vidro que durante o dia reflete a atividade da rua e à noite revela ao exterior as atividades culturais que acontecem no edifício.
Via Revista ELARQA 31, Agosto 1999.