CONCURSO CONDOMÍNIO VILA DOS MELLOS
INÍCIO DO PROJETO
2018
CONCLUSÃO DA OBRA
60
M² CONSTRUÍDOS
Local: Bairro dos Mellos, Campos do Jordão - SP
Data do concurso: 2018
Área total do terreno: 161.000 m²
Área construída por residência: 60 m²
Projetado por: Drucker Arquitetura
Arquitetos coordenadores: Monica Drucker e Ruben Otero
Imagens: Drucker Arquitetura
O CONCURSO
O concurso tem como objetivo a seleção de cinco projetos-modelo de residência unifamiliar, com construção racionalizada modular, para a implantação no Condomínio Vila dos Mellos. O empreendimento prevê a implantação de 101 casas. Cada lote receberá uma casa selecionada, a critério do novo proprietário, entre os cinco projetos vencedores deste concurso.
O concurso é promovido pela Companhia dos Mellos e organizado pela Escola da Cidade, por meio de seu Conselho Técnico. Caberá à Escola da Cidade a seleção das equipes participantes, a indicação do júri, da equipe de coordenação, bem como todos os trâmites relativos à realização do concurso.
O Condomínio Vila dos Mellos faz parte do empreendimento Habitat dos Mellos, situado no Bairro dos Mellos, distrito do município de Campos de Jordão, junto à divisa com os municípios de Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí. O Condomínio prevê a construção de 101 casas e se integra a um complexo que totaliza 2 milhões de m², ao redor do Hotel Botanique.
O PROJETO: UM ESPAÇO CAPAZ
Uma ‘caixa’, um cubo de 4,80 x 4,80 x 9,60m, um espaço dimensionalmente econômico é, também, um espaço potencialmente flexível. Uma grande janela abre a sala para a paisagem do vale e as montanhas.
O acréscimo de um anexo de dormitório e banheiro permite um uso variado com independência e privacidade dos dormitórios.
A sala, com pé-direito duplo da proposta inicial, pode dar lugar a diversas configurações para atender usos futuros, mediante a ampliação da área do mezanino, sem mudanças na volumetria e com a máxima economia de recursos. O SISTEMA CONSTRUTIVO
Sobre uma base de apoio de concreto, a unidade se estrutura com duas paredes paralelas de 4,80 x 9,60m nas quais apoiam o mezanino e a cobertura.
Em função das características da solução arquitetônica optou-se pelo sistema de painéis de madeira laminada CROSSLAM.
Os brises de madeira, que serão adaptados às diferentes orientações, promoverão o devido conforto térmico e de iluminação aos futuros moradores.