top of page

CONJUNTO HABITACIONAL BARREIRA GRANDE

INÍCIO DO PROJETO

2014

CONCLUSÃO DA OBRA

24393

M² CONSTRUÍDOS

Local: Jardim Novo Carrao, São Paulo - SP
Data de início do projeto: junho de 2014
Área total do terreno: 14.328 m²
Área total construída: 24.393 m²
Unidades: 462 unidades (apartamentos de 2 dormitórios)
Projetado por: Drucker Arquitetura
Arquiteto responsável: Ruben Otero
Imagens: Drucker Arquitetura

IMPLANTAÇÃO URBANA


A particularidade da implantação do Conjunto obriga a reconhecer e integrar ao projeto várias condicionantes urbanas que darão identidade e qualidade à intervenção: frente à duas ruas de caráter e importância muito diversas - Rua Rufino Fernandes Inivarri e Rua Arraias do Araguaia - com fachada de cumprimento de quase 500m; orientação Norte-Sul que possibilita boa insolação à área; e topografia quase plana no sentido maior do lote e com a existência de um talude de 5m no sentido menor do lote.


ORGANIZAÇÃO DO CONJUNTO


O conjunto responde as condicionantes urbanas criando dois tipos de habitação:

Enfrentado à Rua Rufino Fernandes Inivarri de caráter eminentemente local se propõe a criação de uma tira de habitação de cinco andares, configurando uma praça pública de acesso aos dois condomínios que da continuidade à Praça Aparecida Pedra Kopcak. Para afirmar o conceito de “fachada ativa” se propõe a implantação de locais comerciais e diversos mobiliários urbanos.

Enfrentado à Rua Arraias do Araguaia (nas bordas do córrego Inhaúma), de caráter mais estruturador, se propõe a implantação de duas torres de 16 andares mantendo o talude existente com tratamento paisagístico.


Por se tratar de uma área de 16.856,68m² e para implantar as 462 unidades, é necessário dividir em dois condomínios e doar 2.528,5m² (15%) como área institucional. O projeto divide esta área em duas: uma de 1.077m² no setor Norte do terreno que propomos seja incorporada à Creche Municipal Ana Maria N. Correia, e uma de 1.551,5m² na esquina das Ruas Rufino Fernandes Inivarri e Arraias do Araguaia, no setor Sul do terreno onde será implantada uma Praça Pública com equipamento esportivo e vegetação.


ÁREAS COMUNS


Cada um dos condomínios contará com área esportiva, área de jogo de crianças, trilha de ‘Cooper’ e parque com gramado e árvores de diversas espécies. Entre as áreas esportivas e as torres de habitação estará localizada a área de Lazer coberto.


UNIDADES HABITACIONAIS


Todas as unidades habitacionais terão orientação.

As unidades das tiras de cinco pavimentos terão orientação Leste-Oeste, entanto as unidades das torres terão orientação Leste ou Oeste nas áreas de salas e dormitórios e Norte ou Sul as áreas de serviço.

As unidades adaptadas para pessoas com necessidades especiais se localizam no pavimento térreo das tiras de cinco pavimentos vizinhas ao acesso principal e as vagas de veículos.

 

ESTRUTURA


A estrutura do conjunto será de paredes de blocos de concreto de 14x19x39cm.

 

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL


O conjunto manifesta um forte compromisso com o meio ambiente, promovendo usos e atividades que dispensam alto consumo de energia e geração de resíduos.

Solução Alternativa de Transporte: No Condomínio 1 (206 unidades habitacionais) se propõe criar 103 vagas de bicicletas, 24 de motos, 29 de carros e 3 para portadores de deficiência. No Condomínio 2 (256 unidades habitacionais) se propõe criar 153 vagas de bicicletas, 26 de motos, 37 de carros e 4 para portadores de deficiência.  Desta forma à vez que se contempla o atual uso do automóvel, se de preferência a meios de transporte não poluentes.

Locais para Coleta Seletiva: Nas áreas comuns existirão pequenos recipientes de lixo reciclável (papel, plástico, vidro) para promover a “cultura da reciclagem” nos moradores. Na cota +757.00, perto das saídas de veículos se localizam os locais centrais para a Coleta Seletiva, devidamente ventilado e com acabamentos de fácil limpeza divido em contêineres individualizados para papel, vidro, plástico e resíduos orgânicos.

Áreas Permeáveis: O conjunto (Condomínios 1+2)gera uma superfície permeável de 56160m² o que representa um 38% da área total do terreno. Esta área está constituída por gramado, vegetação de pequeno porte e numerosas árvores.

Além dessa área de permeabilidade total, á área de circulação e estacionamento de carros (234.60m²) terá um pavimento tipo “concregrama” modelo PAVI-GRADE que consegue uma área permeável do 64% da superfície.

Plantação de árvores: Para colaborar ativamente com a melhora da qualidade do ar e impedir a criação de ilhas de calor,  serão plantadas no total 87 novas mudas de árvores de diversas espécies.

 

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA


O projeto atenderá as seguintes Normas: NBR-5410 da ABNT; Livro de instruções gerais da Eletropaulo, versão 2014; NR-10 do Ministério de Trabalho.

1.- o projeto será direcionado à utilização de lâmpadas de baixo consumo elétrico e maior eficiência, no caso de lâmpadas fluorescentes serão utilizados reatores de alto fator de potencia.

2.- os circuitos elétricos serão dimensionados pelo critério da corrente e queda de tensão a fim de evitar aquecimento dos condutores elétricos e desperdiço de energia.

3.- nas áreas externas serão propostos postes de iluminação alimentados por painéis fotovoltaicos.

4.- serão instalados painéis fotovoltaicos na cobertura dos prédios a fim de proporcionar energia elétrica às áreas comuns,proporcionando sensível economia  nos condôminos.

5.- os medidores de energia elétrica serão instalados nos andares alimentados por "bus-way" de alumínio sendo a leitura dos mesmos centralizados nas portarias ou guaritas de acordo com as normas da AES Eletropaulo.

6.- os chuveiros serão elétricos.

 

USO RESPONSÁVEL DAS ÁGUAS

 

O projeto atenderá as seguintes Normas: NBR. 5626 (instalações de água); NBR- 8160 (instalações de esgoto); NBR- 13932 (instalações de gás); Normas da SABESP e COMGÁS.

1.- os projetos serão elaborados somente para água fria, alimentados os pontos de consumo e caixas de descarga econômicas (6,8 litros/descarga)

2.- serão instalados submedidores para cada apartamento no barrilete dos prédios.

3.- será projetado a captação de águas pluviais na cota inferior do empreendimento e por sistema de bombeamento será projetada uma caixa elevada para irrigação dos jardins e áreas comuns.

4.- será estudada a possibilidade de reuso de água, ou seja, captação de água de chuveiros e lavatórios  para utilizar na descarga dos vasos sanitários.

5.- os registros dos chuveiros serão do tipo 1/2 volta para economizar volume de água utilizados em cada banho.

6.- será projetado uma rede de gás somente para o fogão.

7.- os medidores de gás serão individuais e instalados por grupos no andar térreo e em áreas ventiladas.

8.-o gás será proveniente da rede da COMGAS e na falta do mesmo será fornecido por empresas credenciadas e em botijões instaladas em áreas externas das edificações.

 

Abastecimento de Água: O Conjunto será interligado à rede existente da SABESP com diâmetro de 150mm na Rua Rufino Fernandes Inivarri.

Esgoto Sanitário: O Conjunto será interligado ao Sistema Público através de duplicação da rede de esgoto existente. Serão remanejadas (seguindo projeto de SEABESP) as duas redes coletoras de 200mm e 300mm que atravessam o lote.

  

SUSTENTABILIADE SOCIAL


A implantação de um conjunto deste porte implica na necessidade de dotação de serviços e comércios para atender à população. Embora esta área esteja bem dotada de serviços, considerou-se muito importante propor espaços para a implantação de alguns comércios de caráter local para contribuir à animação da rua  Rua Rufino Fernandes Inivarri e para poder sustentar as despesas condominiais decorrentes do uso e manutenção dos elevadores e das áreas verdes.





bottom of page