RESIDÊNCIA FAM
INÍCIO DO PROJETO
2011
2014
CONCLUSÃO DA OBRA
580
M² CONSTRUÍDOS
Local: Santo Amaro, São Paulo-SP
Data de início do projeto: 2011
Data de conclusão da obra: 2014
Área total do terreno: 900 m²
Área total construída: 580 m²
Projeto por: Drucker Arquitetura
Fotos: Ruben Otero
A Residência FAM é um convite à contemplação da bela paisagem que a rodeia. Com varandas e portas amplas envidraçadas e localizada em meio às copas das árvores do bairro do Brooklin, em São Paulo, a casa possui um padrão de circulação envolvente, fazendo com que os moradores apreciem o lado externo entre decks e jardins.
O projeto arquitetônico tem longos caixilhos de vidro paralelos entre si, voltados para o fundo e para a frente do terreno, enfatizando a continuidade entre interior e exterior. A construção, em forma retangular, foi implantada transversalmente no lote, a fim de maximizar a área verde.
Para a construção da Residência FAM, foram recomendados e executados todos os estudos possíveis, tais como levantamento topográfico, aprovação do projeto na prefeitura, estrutura e fundação, hidráulica e elétrica – com todas as peculiaridades da arquitetura “verde” –, ar-condicionado, layout do mobiliário, paisagismo e iluminação, além do memorial descritivo de materiais de construção e acabamentos.
Seguir as etapas padronizadas de engenharia é o melhor método para elaborar o cronograma da obra. Terraplenagem do platô, fundações, estruturas de concreto, vedações em alvenaria de blocos de concreto, instalações em geral, cobertura em telha metálica termoacústica sobre laje com miolo de EPS, instalações de esquadrias, acabamentos em geral e paisagismo.
Para otimizar os resultados, foi preciso seguir todos os projetos citados e compatibilizá-los, isto é, verificar se todas as informações contidas em cada um estão de acordo umas com as outras. É importante sempre buscar soluções que economizem energia, tanto em longo quanto em curto prazo, e tomar cuidado para que os métodos adotados proporcionem conforto aos proprietários.
A casa dispõe de tratamento de esgoto, captação de energia solar, ventilação cruzada, janelas que geram eficiência térmica e controle digital de iluminação. Ainda possui um reservatório de águas pluviais para reuso, uma solução inteligente e ecologicamente correta. Sobre as tecnologias, para a iluminação, que é totalmente dimerizada, foi utilizado um sistema automatizado com lâmpadas LED que duram e economizam mais.
Por fora, a Residência FAM apresenta estilo contemporâneo. A estrutura é em concreto, com grandes vãos e balanços.
Os ambientes de sala de TV, cozinha e escritório se revelam por detrás de grandes portas totalmente retráteis, para que todos se integrem, como em um grande loft. A casa tem 580 m² de área total construída, incluindo varandas, garagem e churrasqueira. Os pés-direitos no térreo são de 2,80 m, com exceção da entrada social, que tem 6 m de altura, e o do andar superior, que tem 2,60 m.