top of page

SESC GUARULHOS

INÍCIO DO PROJETO

2009

CONCLUSÃO DA OBRA

34000

M² CONSTRUÍDOS

Local: Guarulhos, São Paulo - SP
Data do projeto: 2009
Área total do terreno: 22.434 m²
Área total construída: 34.000 m²
Projetado por: Monica Drucker, Ruben Otero, Analia Amorim, Ciro Pirondi, Natasha Pirondi, Valentín Barreiro, Ignacio Errandonea

MEMORIAL DESCRITIVO

O Parque Vicente Leporace é hoje uma área desvalorizada e ambientalmente degradada, com ameaças de novas invasões que o comprometeriam ainda mais como equipamento público da cidade.

O novo SESC Guarulhos incorporará a idéia do Parque na sua estrutura de uso, incluso tratando o córrego existente.


O projeto norteia-se com a idéia do “vazio” como oportunidade de devolver à cidade o Parque Municipal, sem prejuízo do programa proposto.


 A condição básica de manutenção de todas as árvores existentes desenha nossa implantação. Conformou-se, assim, uma área permeável de 13.685 m2, 61% da área do terreno.


A topografia desenhou o edifício como conector urbano.Três patamares, um na cota 764, com a praça de acesso ao bairro de Fátima pela Rua Santa Bárbara, principal contingente populacional do entorno. O segundo na cota 759, com as piscinas e quadras, com um átrio de distribuição da circulação interna do SESC. O terceiro na cota 754, na Avenida Guilherme Lino dos Santos, principal acesso da região metropolitana.


Com a implantação no eixo Leste-Oeste, o edifício é um conector de duas áreas, hoje, com ligação precária pelo Parque: o bairro Fátima e o CECAP.


O parque aquático e as áreas de lazer e convivência orientam-se ao norte aos efeitos de garantir o máximo aproveitamento solar no vazio do antigo campo de futebol. Ao sul, estão os serviços e as circulações. 


O sistema estrutural do edifício apóia-se em pilares de concreto e adota lajes protendidas armadas nas duas direções, possibilitando uma economia de até 30% do volume do concreto.

Para o ginásio, desenharam-se vigas em madeira laminar, com vedos de placas OSB, revestidas com láminas de isopor (proteção termo-acústica) e manta plástica impermeabilizante.


ESTUDO DA PAISAGEM

 

O Projeto Arquitetônico do SESC Guarulhos teve como premissa a manutenção de toda a cobertura vegetal  já existe na quadra.


Esta premissa também norteou a proposta de paisagem que acolherá os edifícios do SESC.

O Projeto de Paisagem para o SESC Guarulhos é parte integrante da Proposta para a recuperação do Parque Vicente Leporace.


Com vidas independentes, todavia interligadas, as áreas verdes do SESC Guarulhos e do Parque são partes de um mesmo todo urbano.


Propõem parques infantis, áreas de jogos e encontros, redutos de silêncio e contemplação, articulado por caminhos largos e pela presença das águas tratadas do pequeno córrego ali existente.


A especificação de vegetações e tratamentos superficiais complementam as sugestões da proposta conforme desenho anexo; (1. Clareira: areia branca socada, pouca argila: área para as festas de roda e folguedos de rua; 2. parquinhos infantis: areia e argila; 3. estares sob as árvores, areia e argila; 4. arbustos de médio porte, como Philodendron undulatum – Guaimbê-da-Folha-Ondulada; 5. vegetação de pequeno porte como Ctenanthe burle-marxii – Maranta-Zebrada; 6.vegetação de florada viva, como Heliconia caribaea – Banana-do-Mato; 7. piso permeável para pedestres; 8. grama; 9. vegetação de área úmida, como Hedychium coronarium – Lírio-do-Brejo; círculos cheios: árvores existentes; círculos vazados: árvores a ser plantar).


 As edificações do SESC fazem parte da história recente da Arquitetura Brasileira. A qualidade de seus espaços, integrando-se perfeitamente na vida urbana de nossas cidades, nos fez desenhar um edifício que busca manter essa memória e aponta novas perspectivas para a população de Guarulhos.





bottom of page